quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sobre o Surf

O surf é considerado como o desporto dos Deuses, isto porque na Polinésia, só os reis é que podiam surfar. Aos outros só restava praticar o desporto deitados, uma espécie de bodyboard. Talvez tenha começado aqui a rivalidade entre os dois desportos.

O melhor horário para se surfar é de manhã.


História

Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahito. Mas oficialmente o primeiro fato concreto que revelou a existência do desporto foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfistas em acção.
Na época, o navegador gostou do desporto por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante desencorajou por mais de 100 anos a prática do surf.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Com isso o arquipélago e o desporto passaram a serem reconhecidos internacionalmente.

Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o desporto nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.
O sucesso do desporto foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de TV foram fundamentais para a exposição do surf.

Actualmente a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as directrizes do desporto. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) e daí sagra-se o campeão mundial.


Competições de Surf

As competições de surf são disputados em forma de eliminatórias. Entram quatro atletas no mar e o melhor, classifica-se para a próxima parte. Desta forma, os quatro melhores surfistas ficam na final e aquele que tirar as melhores notas é o campeão.


Manobras do Surf


Resgada: O surfista manda a rabeta da prancha para a frente e vira o corpo para a onda.

Aéreo: O surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição.

Cavada: O surfista vai embaixo da onda e sobe para fazer uma manobra.

Tubo: O surfista fica dentro da onda, no meio de tudo; esta é a principal manobra dete deporto.

360º: O surfista dá uma volta completa com a prancha na onda.

Cut Black: O surfista adianta na onda e volta para fazer a sua manobra.

Floater: O surfista salta sobre a "crista" da onda.


Acerca das marés…


BAIXA-MAR – É o nível das águas do mar no fim da vazante, quando se conservam paradas.

PREIA-MAR – É o nível mas alto atingido pelas águas do mar no fim da enchente (também é correcta a designação “praia-mar”).

Tabela das marés 100% surf


Federação Portuguesa de Surf


Responsável pela promoção e regulamentação da prática do surf em Portugal.

www.surfingportugal.com