quarta-feira, 29 de junho de 2011

Regras de "etiqueta" no surf

É importante que aprendas desde logo algumas regras básicas de "etiqueta" de surf. O surf obedece a um código não escrito que tem sido transmitido ao longo de gerações.

Como principiante, compete-lhe não se colocar no caminho dos mais experientes. Quando estás a começar, escolhe águas mais calmas, afastadas da multidão, o que normalmente é uma boa ideia. Assegure-se de que respeita os surfistas mais experientes e os locais e lhes dás espaço no pico onde estás a surfar.

Direito de onda
O surfista que apanha primeiro a onda ou está mais perto do pico ou da parte da onda em rebentamento tem direito à onda. Podes ver surfistas mais experientes a quebrar ocasionalmente esta regra, mas isso não significa que também o possas fazer.

Não "dropine"
Nunca apanhe uma onda na qual já esteja outro surfista. Isto é crucial quando estás no line-up com surfistas mais experientes, os quais podem estar a deslizar na parede da onda.

Remar para fora
É importante que reme até ao line-up sem te colocares em perigo ou aos outros. Tenha em atenção ao seguinte: O surfista na onda tem prioridade sobre os que remam para fora. Se for apanhado na zona das ondas por uma onda em rebentação com um surfista na sua direcção, reme sempre em direcção à espuma, afastando-te da face limpa da onda, para a qual o surfista se dirige. Não tente atravessar a rota dele. Isto pode significar que terás de lutar contra a espuma, mas é melhor do que ser abalroado por um surfista a grande velocidade.

Se te deparares com uma onda em rebentação ao remar para fora, não largues a prancha, pois poderás colocar outros surfistas em perigo. Aprenda a executar o duck dive (patinho) ou o turn turtle que são ensinados nas aulas e segure a prancha a todo o custo.

Quando terminar de surfar uma onda volte sempre ao line-up remando à volta do break e não através dele, para evitar outros surfistas.

In Aprenda a Surf de Tim Baker, Editora DK-Civilização.