segunda-feira, 19 de março de 2012

Iniciativas Oceâncias - Surf Rider Foundation Porto


Comunicado de Imprensa, Pt Março 2012
Símbolo por excelência da protecção do nosso litoral, as Iniciativas Oceânicas que já vão na sua 17ª Edição, são um evento mundial incontornável na luta contra os resíduos aquáticos, que procuram mobilizar toda a sociedade por um objectivo comum, tornar as nossas praias, lagos e rios locais mais aprazíveis e com menos resíduos.

Entre 22 e 25 de Março irão decorrer em diversos pontos do Globo, acções de limpeza que têm como objectivo alertar a população sobre os resíduos que têm como destino os rios, ribeiros, oceano e praias.

Em www.initiativesoceanes.org podem encontrar a localização das diferentes limpezas, inclusive as realizadas em Portugal.

Podem assim encontrar acções de limpeza em: Viana do Castelo, Ofir, Esposende, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Espinho, Esposende, Peniche, Lourinhã, Santa Cruz, Ericeira, Sinta, Carcavelos, Costa da Caparica, Sines (limpeza sub-aquática) e em diferentes pontos do Alentejo e dos Açores.

Em 2011, cerca de 1200 operações de limpeza levadas a cabo por 42.000 pessoas contribuíram para o sucesso das Iniciativas Oceânicas.

Mas o combate continua e por isso contamos com a mobilização de toda a comunidade, surfista ou amante da natureza, para que a mensagem seja transmitida.

Desta mobilização dependem as mudanças dos comportamentos e a sensibilização do grande público. É um pequeno contributo que pode fazer a diferença.
Venha participar nesta homenagem aos rios e oceanos do nosso Planeta.

Este ano, as Iniciativas Oceânicas inserem-se no âmbito do programa ambiental mundial da Surfrider, “RISE ABOVE PLASTICS*" que visa reduzir a introdução de novos resíduos plásticos nos oceanos e no litoral.
A maioria dos resíduos aquáticos é de origem plástica. Esta poluição não poupa nenhuma extensão de água no planeta. Perante este problema global, a Surfrider Foundation adoptou uma mensagem comum, “Rise Above Plastics”, que consiste em sensibilizar o público para os perigos do plástico no ambiente e para o Homem, em lutar por uma redução das embalagens plásticas e em garantir um tratamento mais eficaz dos resíduos.
A mobilização excepcional dos cidadãos em torno das Iniciativas Oceânicas confere ao projecto “Rise Above Plastics” uma credibilidade junto de colectividades e dos industriais, mas também das instituições locais, nacionais e internacionais.

!VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA PLÁSTICA!

Surfrider Foundation Porto
Local Chapter of Surfrider Foundation Europe
Website: http://surfriderfoundationporto.tumblr.com/
Facebook: www.facebook.com/surfriderporto