sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ERICEIRA APROVADA COMO RESERVA MUNDIAL DE SURF

A Ericeira acaba de se tornar na primeira reserva mundial de surf da Europa, anuncia, esta sexta-feira, em Lisboa, a organização mundial Salve The Waves, responsável pelo programa destinado a criar em todo o mundo zonas de ondas protegidas.
O surfista português João de Macedo, responsável pela criação do programa de reservas mundiais de ondas, disse à Agência Lusa que a organização internacional Save the Waves (Salvem as Ondas) decidiu aprovar a candidatura da Ericeira, que se torna assim na primeira reserva mundial de surf da Europa.
"A Ericeira tem ondas muito diferentes, desde ondas curtas a ondas longas, ou seja, tem um leque de várias ondas diferentes numa área tão pequena, que fazem desta zona um sítio único na Europa e no mundo", explicou.

Para o embaixador e membro do júri, um dos dois portugueses a par do surfista Tiago Pires, a candidatura da Ericeira foi aprovada por preencher os critérios exigidos relacionados com a qualidade e consistência das ondas, a existência de uma cultura e uma indústria locais de surf, a biodiversidade e qualidade ambiental das praias e o apoio da comunidade local.

O programa de reservas mundiais de surf enquanto zonas de ondas protegidas visa assegurar a protecção dos recursos naturais da orla costeira e reforçar o reconhecimento internacional do património, considerado também de interesse mundial para a prática do surf e para o desenvolvimento de uma economia associada aos desportos radicais.

"O estatuto de reserva pode ser perdido se houver abusos sobre o meio ambiente", alertou. (In JN de 24/02/2011)


Mais notícias sobre o assunto:
http://oceanlook.sapo.pt/pt/noticias/2011/02/25/ericeira-e-a-nova-reserva-mundial-de-surf.aspx
http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=3430%3Aericeira-aprovada-como-reserva-mundial-de-surf&Itemid=18