segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como escolher uma prancha de surf?

Quem quer aprender a surfar deve escolher a prancha que mais se adequa ao seu peso, tamanho e condição física.

Escolher a prancha certa para iniciar a prática do surf é meio caminho andado para o sucesso. É essencial ter em consideração a idade, peso e condição física. A prancha deve ter no mínimo mais seis polegadas (15 cm) do que o surfista. Mas quanto mais longa for a prancha, mais estável ela será. Quanto mais grossa for, mais bóia, logo mais fácil será de remar.

Eis os principais formatos de pranchas e a sua utilidade:

1. As Longboards são perfeitas para iniciados porque são mais fáceis de pôr de pé. São também uma boa opção para surfistas mais velhos, entre 70 e 90 kg com pouca actividade física, que insistem em ser radicais. Modelo 9'2"

2. As Softboards, feitas em espuma, são leves, resistentes e têm óptima flutuação. São uma boa opção para quem não quer mais do que divertir-se e apanhar umas ondas nas férias ou ao fim-de-semana de vez em quando. Modelo 8'

3. As Funboards (podem ser Evolution ou Malibu), permitem remar mais facilmente. São boas para iniciar, se o aprendiz for jovem e/ou com boa condição física ou para surfistas experientes que entretanto ganharam uma barriguinha... Modelo 7'2"

4. As Shortboards são as pranchas dos surfistas mais experientes. Ágeis e muito fáceis de manobrar, exigem boa condição física para remar e apanhar ondas. São só para quem pode e não para quem quer. Modelos 6'2.

5. As Softboards Kids são ideais para as crianças entre os 6 e os 10 anos experimentarem o surf. São seguras, leves e muito resistentes, por isso não precisa de se preocupar com as mossas.