sábado, 14 de maio de 2011

Como fazer SUP - como começar

Stand Up Paddleboarding não é difícil de aprender e pode fazê-lo em quase todos os locais onde haja água em quantidade. No início, irá estar de pé na prancha, o remo será a parte mais desafiante. Se já surfa, então a vertente de deslizar na onda ser-lhe-á bastante familiar, com a diferença de que pode apanhar mais ondas e manter-se nelas durante mais tempo.
Nesta secção, pretendemos dar algumas dicas fundamentais. Desportos como o Stand Up Paddleboarding permitem construir um estilo e técnicas próprias. Estas indicações são apenas o básico ao qual pode adicionar o seu próprio estilo e técnica.

Primeira Vez

Para que a sua primeira experiência seja um sucesso deverá escolher um lugar de águas calmas, sem correntes e com pouco ou nenhum vento.
No momento em que se conseguir colocar em pé na prancha e começar a remar em frente, assegure-se que os seus pés estão bem virados para a frente e alinhados um com o outro paralelamente à distância dos quadris, isso irá ajudá-lo a adquirir estabilidade e também a remar de forma eficiente. Se ainda assim se sentir instável, deverá mover ligeiramente um dos pés um pouco para a frente.

Remada

Segure o remo com uma das mãos mais ou menos a meio e a outra na ponta em T, com as costas direitas e os joelhos ligeiramente dobrados, coloque o remo o mais à frente possível 1/3 do remo deve estar dentro de água. O objectivo é puxarmo-nos para o remo, deslocando assim o nosso corpo e prancha para a frente. Assim que o remo passa o nosso corpo, devemos rodá-lo e trazê-lo pela superfície à frente para repetir o movimento. Dica: Tente fazer um movimento em J para ajudar a manter a prancha direita para não ter de trocar constantemente de lado. Imagine que o remo vem para baixo ao lado da prancha, esta é a parte vertical do movimento em J. Quando chegar ao final da parte vertical do movimento vire o remo e faça o movimento para fora. É preciso um pouco de prática, mas vale a pena tentar. Mantenha a cabeça erguida e olhe sempre em frente, se olhar para o remo você provavelmente irá cair, mas não há problema nenhum.

Direcção

Os movimentos de remada efectuados só de um dos lados da prancha vão fazer com que a prancha se mova nessa direcção. Adicionalmente experimente utilizar a pressão nos pés para acelerar a viragem.

Viragem de 180 graus

Essa é uma manobra fundamental utilizada de posicionamento para apanhar ondas. Existem várias formas de fazer isto.

1) Virar Parado

Este é a mais fácil e provavelmente mais estável forma de virar. Você precisa fazer movimentos longos para a frente e para trás num dos lados da prancha, isso fará com que a prancha vire e fique posicionada para apanhar as ondas. Esta é a mais lenta forma de virar.

2) Virar em movimento

Se você tem alguma velocidade na remada pode virar a prancha de uma forma mais rápida. Têm que ser ágil com os pés e não se admire se cair algumas vezes ao tentar. Quando estiver prestes a virar coloque um dos pés na parte de trás da prancha por forma a fazer com que esta afunde ligeiramente, ao mesmo tempo reme num dos lados consoante queira virar para a esquerda ou para a direita. Para parar de girar volte a por o pé junto do que está mais à frente por forma à prancha voltar a posição inicial. No fim desta execução poderá ser necessário utilizar o remo como terceiro ponto de contacto com a água por forma a manter o equilíbrio.